"O que não dá prazer não dá proveito. Em resumo, senhor, estude apenas o que lhe agradar."

William Shakespeare

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Vanguardas do Cinema

Eu, Stephany , vou compartilhar com vocês o meu estudo sobre algumas das Vanguardas do Cinema: Expressionismo Alemão, Neo-Realismo Italiano e o Nouvelle Vague. Antes de mais nada, vou deixar este link para apreciação dos senhores:  http://pphp.uol.com.br/tropico/html/textos/1611,1.shl  - Um guia para as vanguardas cinematográficas - Por Carlos Adriano - Encontrei surfando pela nossa querida internet e gostei muito, pois proporciona uma ideia bem completa com relação ao conceito "cinema de vanguarda"  Bom, vou dividir cada vanguarda em contexto histórico, característica estética/ narrativa, e os principais filmes/diretores. Adquiri todas estas informações em sala de aula, e em pesquisas, assim, fiz um compacto de tudo e espero que o ajude também como "estudantí" que somos. ;)


Nosferatu
Expressionismo Alemão: Década de 20, Alemanha - Pós 1° Guerra Mundial.
A Alemanha encontrava-se em uma situação difícil, pois o governo do país  foi obrigado a aceitar um série de penalidades pelas nações vitoriosas. como o Tratado de Versalhes. O pessimismo, a desesperança e a insatisfação andava lado a lado com os Alemães.
Surge então o  cinema que denunciava tudo o que seu país passava através de emoções e subjetividade contestando o valor de sua sociedade no momento.
Característica Estética / Narrativa: Contraste entre claro e escuro -> Cenas obscuras, presença do Gótico -> Maquiagem carregada -> Deformidade de Cenário / Planos Inclinados. Narrativa -> O caos predomina, personagens monstros, vampiros...  Assuntos relacionados ao subjetivo, realismo de expressão -> questões psicológicas e sociais. 

Principais Filmes/ Diretores -> O Gabinete do Dr. Caligari (Wiene,1920) 
->  Nosferatu (Murnau)  (1922) 
->  A Última Gargalhada ( Murnau - 1924) 
->  Metropolis ( Lang )

Friedrich Murnau - Fritz Lang - Robert Wiene 
Nosferatu e Metropolis é MUITO legal ;)  No YOUTUBE você encontra todos eles e completos.



Ladrões de Bicicleta 







Neo- Realismo Italiano -> O movimento surge com preocupações humanistas, que nasceu do anti-fascismo do pós II Guerra Mundial na Itália e que, embora o seu curto período de existência (1943-1952) influenciou o cinema italiano e mundial. Os traumas do pós-guerra levaram cineastas e críticos italianos a assumirem uma posição mais crítica em relação aos problemas sociais e a reagirem contra os esquemas tradicionais de produção. Surge assim, na Itália, o movimento neo-realista.
Característica Estética / Narrativa: Sem efeitos especiais, câmera na mão, planos médios e conjuntos,  close, roteiro improvisado, participação de não - atores, uso de pedaços de filmes, restos de rolos, filmagem nas ruínas da guerra.  
Narrativa: Gênero quase documental, retratava a realidade, opunha-se ao cinema espetáculo de Hollywood, personagens incorporam as dúvidas e incoerências humanas, tema da miséria da solidão nua e crua sem muita" dramaticidade" 

Principais Filmes/ Diretores -> Roma (Cidade Aberta) Rosselini, 1945 
-> Ladrões de Bicicleta (De Sica, 1948) 
-> A Terra Treme (Visconti 1948) 


Roberto Rossellini - Vittorio De Sica - Luchino Visconti 
Roma é um filme TENSO! 


Acossado


NOUVELLE VAGUE -> Década de 60, França vive uma de suas fases de maior contestação, com movimentos estudantis, etc. Ideal defender a política de autores e romper com o tradicional. Amadurecem na Guerra Fria numa Europa pós - guerra - Massificada. 
Característica Estética / Narrativa: Câmera sem muitas regras ou definições/ Valorização da rua, do acaso. Narrativa: Não - Linear, fragmentada. Sem persongens fortes ou definidos.Criatividade no uso do voz-over.

Principais Filmes/ Diretores: -> Os Incompreendidos (Truffaut, 1959) 
-> Hiroshima Mon Amour (Resnais, 1959)
-> (Acossado - Gordard, 1960)

Alain Resnais  - François Truffaut - Jean Luc Godard

Espero que tenha ajudado.

Au Revoir! ;)


Stephany Christini


Nenhum comentário:

Postar um comentário